domingo, 23 de março de 2008

Preconceito com ex-presidiários


Preconceito leva a uma nova condenação


O sorriso escancarado no rosto da baiana Jaciara Celestina dos Santos, 34 anos, celebra o fim de uma longa espera. Depois de quase três anos na prisão, ela conseguiu cruzar os portões da Colônia Penal do Bom Pastor com a carteira da condicional debaixo do braço. Livre das grades, Jaciara agora vai ter que enfrentar uma realidade nem sempre muito fácil para os que recomeçam a vida na condição de ex-presidiários. Além do preconceito da sociedade, que encara o ex-detento como um marginal, o processo de ressocialização esbarra em três problemas graves: a falta de emprego, o abandono da família e a precária assistência prestada pelo Estado.
Apesar da felicidade pela liberdade, enfim, conquistada, Jaciara Celestina diz ter consciência das dificuldades que a aguardam. "Não quero mais essa vida do crime, mas sei que vou sofrer para arrumar um emprego. Sou analfabeta e a única coisa que sei fazer é trabalhar em casa de família. O difícil é achar uma patroa que queira colocar dentro de casa uma ex-prisioneira que foi pega com maconha", reconhece. Dos planos traçados, o primeiro deles é reencontrar os três filhos deixados na Bahia. "Com eles do meu lado, as coisas serão mais fáceis", prevê.

A dificuldade para conseguir um trabalho é tanta que o ex-policial chega a lembrar dos tempos de cadeia com uma ponta de saudosismo. "É claro que não quero voltar para lá, mas, quando estava preso, eu ganhava, todo mês, R$ 70,00 como concessionado. Na rua, eu não coloco a mão em um centavo", compara. P.L. diz que seria mais fácil para os ex-presidiários conseguirem um emprego se houvesse algum encaminhamento por parte do Conselho Penitenciário. "Se eles, que me conhecem e sabem que eu tenho bom comportamento, não arrumam nada pra mim, imagina quem nunca me viu e só sabe que eu já fui preso. Desse, eu não posso esperar nada".

10 comentários:

valeria disse...

sou uma ex-presidiaria e sofro com preconceitos sobre trabalho, e pq tb tenho tatuagens, tenho 44 anos e meu nome é valeria. tenho 3 filhos e 2 netos.
a falta de emprego pra muitos ex presidiarios fazem com que els voltem ao crime. eu fiquei viúva recente em agosto do ano passado
mais estou bem e não quero voltar
poderia estar melhor trabalhando mais..........

Unknown disse...

Estou fazendo um estudo sobre isso e pude notar como o preconceito está embutido em nossa sociedade. A prisão deveria funcionar como uma instituição de reabilitação, onde ofereceria ao preso uma oportunidade não só de voltar a sociedade, mas de chegar com algo novo, algum aprendizado.
Infelizmente nossa realidade é bem diferente, e os detentos sem nenhuma instrução e reabilitação acabam sendo obrigados a retornar ao mundo do crime.

miiny alves disse...

ola meninos tem como vcs deixa seu msn

BOY JUNIOR disse...

SOu ex-presidiario,tenho 24 anos moro no estado do RN,compri 3 anos preso e nesse tempo fiz um CURSO DE PEDREIRO NO PRESIDIO + nimguem dá emprego nem de servente,o sine da minha cidade existe hoje 30 vagas de pedreiro e 20 de servente + não me chamam,tenho 1 ano de liberdade e não sei + o q posso fazer da minha vida tou dessisperado... INFELIZMENTE PENSO EM VOLTAR AO CRIME.e-mail:juninhocarneiro41@hotmail.com

Unknown disse...

meu nome e nicolas ontem fui mandado enbora do meu trabalho de garçom,tenho 3 filhos e depois de ser dispençado pela terceira ves apos emtregar meu atestado de amtecedentes ja estou desistindo, voce sabe oq e uma pessoa te elogiar costantemente durante 6 meses e cerca de dois segundos tudo q fez ser iunutil. porra! se eu quisese roubar eu nao estava procurando serviço!!! e agora ?oq vc faria ? eu te digo meus filhos e minha mulher nao vao passar fome!!!......

Unknown disse...

meu nome e nicolas ontem fui mandado enbora do meu trabalho de garçom,tenho 3 filhos e depois de ser dispençado pela terceira ves apos emtregar meu atestado de amtecedentes ja estou desistindo, voce sabe oq e uma pessoa te elogiar costantemente durante 6 meses e cerca de dois segundos tudo q fez ser iunutil. porra! se eu quisese roubar eu nao estava procurando serviço!!! e agora ?oq vc faria ? eu te digo meus filhos e minha mulher nao vao passar fome!!!......

Gilmara Ferreira disse...

Sabemos que sobreviver no país onde moramos não é fácil.
Um país cheio de pré conceitos, mal juízo e estimas estabelecidos.Sabemos que a discriminação é latente em nosso meio,mas como extingui-la?
Creio que cabe a cada um de nós observar e tomar atitudes cabíveis diante daquilo que chamamos justiça.
Recolham provas, testemunhos, evidências...

Esse tipo de coisa só acontece porque nos calamos. Temos que fazer acontecer. Chega de sermos passivos e deixarem mandar em nossas vidas.
Nós juntos podemos sim ir em busca de um ideal!
Este além do "discusso" de uma futura Assistente Social, é o discusso de uma pessoa que acredita na obra mais perfeita do criador: O HOMEM!
Abc a todos e NÃO DESISTAM!

paulo zambroza disse...

Estamos oferecendo progrmas de incentivo e renda para ex-detentos do Brasil! Acesse www.ex-detento.jimbo.com para conhecer as oprotunidades de trabalho!

João Boettcher disse...

Meu nome é João. Essa semana fui mandado em bora do meu servico pq o meu patrao descobriu que eu fui preso por trafico de drogas mais ele nao sabe que a droga nem minha era tentei explicar para ele e nada!
Ele falou que meu servico era excelente e que iria aumentar o meu salárioe por causa disso vai me mandar em bora!
Mais um dia antes eu cheguei no servico e as senhas estavao tudo mudadas, eu Trabalhava no Setor de Informatica da Empresa eu era o braço direito dele depois disso ele mandou embora mais quando eu fui falar com ele eu já imaginava e gravei tudo a conversa dele. Agora minha Advogada já esta com a Gravação e esta vendo o que pode ser feito!

A gente nao pode deixar de correr atraz dos nossos direitos, digamos pq a gente errou uma vez nao pode nunca mais trabalhar ou melhor sem um CIDADAO!

msn: joaoboettcher@funnymagazine.com.br

Unknown disse...

Faz isso não, parceiro! Continue tentando, não queira voltar pra cadeia, aquele lugar é um inferno, sem contar o perigo que você pode correr de morrer lá. Procure ajuda na justiça, o que tão fazendo com você é injusto.